12 de fev. de 2010

Palavras Iniciais...

A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber porquê, e desde aí perde o poder de continuação – porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada.

Guimarães Rosa, Grande Sertão: Vereda

Grande experiência,vivenciada nos últimos dias, a reunião de diferentes, onde os conhecimentos de cada membro do grupo MPEL04, somados, dotaram de sentido e significado as elaborações!

A heterogeneidade da turma,considerando e observando as dificuldades iniciais, plenamente aceitavéis no trato aos problemas conceituais e/ou operacionais, não constituiram obstáculo, mas sim "combustível" que nutriu o propósito de permanente interação e cooperação!

O respeito as diferenças de interpretação, a diversidade dos projetos pessoais daqueles que conosco comportilham a presente experiência, hão de ser o ponto de partida para as efetivas trocas socioculturais, para a socialização de problemas reais, cooperação, procura e encontro de soluções.

Que possamos,quanto indivíduos e/ou grupo, mantermos um compromisso de colaboração tal, em que todos sintam-se gratificados e concedam plena abertura ao diálogo - via de condução à construção da autonomia, a produção de novos conhecimentos e formas de atuação pedagógica mais fecundas e democráticas.

Saudações! [:

Um comentário:

  1. Oi Lauriza,
    Sabe que eu penso que as pedras no caminho que nos foram colocadas no Second Life serviram precisamente para isso, para mostrar que estamos todos no mesmo barco, e que temos que remar e nos inter-ajudar sempre e constantemente. Aí chegaremos a bom porto. :-) Isto é linguagem de marinheiros. ;-) Mas creio que é aplicável também aqui, se todos colaborarem com o que já trazem na bagagem e adquiram por experiência e estudo, isso potenciará o conhecimento de todos e irá muito além da Pedagogia do eLearning, nos fará crescer e desenvolver como seres humanos.
    Será que estou esperando demais? Penso que não.
    Um abraço do além-mar
    MJoão

    ResponderExcluir